top of page

Vida financeira e saúde mental de mulheres solteiras em Salvador pós-pandemia de Coronavírus

Ilana Marques concluiu o estudo "Vida financeira e saúde mental de mulheres solteiras em Salvador pós-pandemia de Coronavírus" no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia, sob orientação da professora Dra. Darlane Andrade. A defesa da dissertação vai acontecer no próximo dia 9 de outubro às 9 horas no NEIM/UFBA. A banca será composta pela orientadora e pelas professoras Dra. Lina Brandão Aras e Dra. Márcia Tavares, ambas docentes do PPGNEIM/UFBA.


O resumo do trabalho informa que a dissertação investiga as repercussões da vida financeira na saúde mental de mulheres solteiras de classe média em Salvador, no período pós-pandemia de Coronavírus. Ancorada em referenciais feministas e interseccionais, a pesquisa tem como objetivo analisar de que modo condições econômicas, trajetórias laborais e pressões sociais incidem sobre o bem-estar psíquico de mulheres que vivem a solteirice em um contexto marcado por desigualdades de gênero e classe. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa, com inspiração na psicologia feminista, utilizando entrevistas semiestruturadas com dezoito participantes selecionadas por amostragem em rede (“bola de neve”). Os dados foram examinados por meio de análise temática, buscando compreender sentidos atribuídos à independência financeira, às instabilidades de renda e ao autocuidado, bem como estratégias de enfrentamento, como apoio psicológico, capacitação profissional e fortalecimento de redes. Os resultados apontam que a pandemia intensificou ansiedades relativas ao futuro financeiro, enquanto reforçou expectativas patriarcais sobre conjugalidade e estabilidade emocional. Conclui-se que a articulação entre gênero, estado civil, classe social e condições econômicas é determinante para compreender os fatores que atravessam a saúde mental das mulheres solteiras, demandando políticas e práticas sensíveis às suas especificidades.


Para acompanhar a pesquisa de Ilana, siga-nos nas nossas mídias. Assim que a pesquisa estiver no Repositório da UFBA, indicaremos o link de acesso.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Um crush para o Natal

Um crush para o Natal - reflexões sobre a solteirice em tempos natalinos Com os festejos natalinos, a mídia nos brinda com diversos...

 
 
 
Terminei o namoro, e agora?

Há alguns meses atrás, uma amiga que tinha um namorado de muitos anos, se viu traída e sem um boy “fixo” de novo. Conversando sobre o que...

 
 
 

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Solteirice em estudo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page